Qual o impacto da inflação na sua vida?

Qual o impacto da inflação na sua vida?

30/04/2018 Discutindo Economia 0

 

Com certeza, você já ouviu falar em inflação! Você sabe o significado dessa palavra e o impacto na sua vida? Para responder essa pergunta, os teóricos definem a inflação como aumento generalizado dos preços, portanto, se em um dia você for ao supermercado e encontrar os produtos de um preço, e dias depois encontrar o mesmo produto com um preço maior, isso é inflação. Mas cuidado!  O aumento também tem que ser visto em outros produtos e nos setores de serviços e imobiliário, para ser inflação.

Existem diversos tipos de inflação, dentre elas as mais vistas são: a inflação de demanda e a inflação de custos. Na inflação de demanda, ocorre o aumento na procura de um determinado bem, mesmo não tendo quantidade suficiente, sendo assim necessário aumentar o valor desse bem para equilibrar a economia.

A inflação de custos ocorre quando há um aumento nos custos da produção, ou seja, quando a matéria-prima necessária para um produzir um produto aumenta o valor. Exemplo: Para produzir pão, o padeiro tinha um custo de 0,10 centavos por unidade, passado um tempo com o aumento do custo, o mesmo pão terá um custo de 0,15 centavos. Esses custos consequentemente são repassados ao consumidor através do aumento no preço final do produto.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o responsável por medir a inflação, através dos índices: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), onde analisa a variação de preços em estabelecimentos comerciais, prestadoras de serviços e concessionários de serviços públicos e domicílios.

Aqui na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), existe o projeto Acompanhamento de Custo da Cesta Básica (ACCB) onde são feitas pesquisas semanais em diversos supermercados e mensalmente é lançado o boletim da inflação do mês (Para saber mais sobre o projeto, clique aqui).

A inflação é um fator essencial na economia, pois é através dela que se obtém o equilíbrio entre a oferta e a procura de bens e serviços. Mas, uma inflação descontrolada também não é interessante para o país, visto que, a alta generalizada e contínua dos preços costuma provocar uma redução no crescimento e desvalorização da moeda, sem contar que, quando a inflação é superior ao aumento de salários, há uma perda de poder de compra da população. As medidas adotadas pelo governo têm como objetivo assegurar o crescimento da economia e do emprego. Portando, o principal objetivo é controlar a inflação para que a economia permaneça aquecida e em equilibro de sua oferta e procura.

Fontes:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/precos/inpc_ipca/defaultinpc.shtm>.  Acesso em 25 de Abril de 2018.

Fundação Getúlio Vargas. Disponível em: <https://br.advfn.com/indicadores/IPC>. Acesso em 25 de Abril de 2018.

KISHTAINY, N. et al. O livro da economia: As grandes ideias de todos os tempos. 1 ed. São Paulo: Globo, 2013. p. 202-203